Como recuperar itens esquecidos no avião

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É muito comum os passageiros esquecerem itens pessoais dentro das aeronaves. As companhias aéreas possuem procedimentos para registrar e armazenar os itens que ficaram para trás, até que os clientes entrem em contato para resgatá-los.

Para recuperar o item perdido é preciso entrar em contato com a companha aérea. Saiba como recuperar objetos deixados em aviões de seis diferentes empresas que operam no Brasil.

AMERICAN AIRLINES
Os objetos deixados a bordo dos aviões da companhia são encaminhados para o departamento de bagagens perdidas da empresa, dentro do aeroporto onde o passageiro desembarcou. Ao se dar conta do item esquecido, é preciso preencher um formulário (em inglês) dentro do site da empresa. Após o preenchimento, você receberá atualizações sobre o status do processo por e-mail ou SMS. A companhia afirma que os itens são armazenados por 30 dias.

 Porém, caso o pertence esteja em um aeroporto no exterior e o passageiro só se der conta disso ao voltar ao Brasil, a empresa não se responsabiliza por enviar o item para um aeroporto brasileiro. Cabe ao cliente buscar o objeto no país deixado ou enviar um portador para retirar – para isso, é preciso apresentar documento pessoal e informar o voo e o assento da aeronave, para cruzamento de dados.

AZUL
Todos os objetos deixados no avião da companhia – e também nos ônibus e balcões de check-in – são encaminhados para o serviço de achados e perdidos da Azul dentro do aeroporto. O item permanece com a empresa por 90 dias a partir de sua localização e, se não reclamado no período, é doado para instituições de caridade credenciadas. A empresa se responsabiliza por enviar o item para o aeroporto mais próximo da residência do cliente, que deverá retirá-lo pessoalmente.

 Para quantias em dinheiro, será necessário responder inúmeras perguntas dos funcionários, a fim de comprovar que é proprietário do valor. No caso de documentos esquecidos, passado os 90 dias, eles são enviados para os Correios, que localizam os dados da pessoa e encaminham o documento. O cliente pode reclamar o item em qualquer aeroporto onde a Azul opera e também pelos canais de atendimento.

BRITISH AIRWAYS
A companhia do Reino Unido não possui um departamento de achados e perdidos. Todos os itens encontrados dentro dos aviões são entregues para o aeroporto de desembarque do passageiro, no departamento responsável por objetos perdidos. Um levantamento realizado pela British Airways em 2015 mostrou que, a cada ano, cerca de 500 livros e 1.400 kindles são esquecidos a bordo dos voos da companhia.

O prazo para o passageiro requisitar o pertence varia de acordo com o aeroporto, mas a empresa explica que, passado o tempo estabelecido, a prática comum é doar os itens para instituições de caridade.

GOL
Os itens esquecidos a bordo vão para o serviço de bagagem da própria companhia, dentro do aeroporto. Lá, eles são registrados no sistema e ficam à espera do cliente. A Gol não envia o item para a casa do passageiro mas, se necessário, encaminha para o aeroporto mais próximo da residência dele. A retirada deve ser feita pessoalmente.

IBERIA
A empresa estima que cerca de 12 mil objetos são esquecidos nas aeronaves anualmente. Os mais comuns são celulares, tablets e peças de roupas. A Iberia só guarda objetos deixados nos aviões e nas salas vips. Se este é o caso, até dois dias do esquecimento, o passageiro deve preencher um formulário no site da companhia.

Todos os objetos encontrados são registrados e armazenados por um mês, sendo que itens perecíveis são destruídos no dia seguinte e documentos pessoais são entregues à autoridade aeroportuária. Para saber se a empresa envia o item para outro país, é preciso entrar em contato, já que a regra depende do aeroporto onde o objeto está.

LATAM
O cliente que esqueceu algum objeto a bordo deve contatar, por telefone ou pessoalmente, o setor de bagagem da companhia no aeroporto onde desembarcou, em até 30 dias. A empresa colherá informações sobre o objeto esquecido e entrará em contato com o cliente, caso o item seja localizado. Se deixado no exterior, a empresa se responsabiliza por enviar o pertence ao Brasil. O procedimento difere apenas quando há perda de documentos e dinheiro.

Caso o cliente não seja localizado ou contatado, a gerência da companhia no aeroporto em que se encontra o item entrega o montante para a autoridade policial local, mediante Boletim de Ocorrência ou Termo de Arrecadação de Valores. Entre os meses de outubro e novembro 2016, a Latam registrou 189 casos de objetos esquecidos. Celulares, livros, óculos e câmeras fotográficas são os mais deixados para trás.