O Cavalo Mangalarga teve sua origem na Península Ibérica.Nossos colonizadores trouxeram com eles cavalos das raças Alter e Andaluz.
Na divisa do Sul de Minas Gerais com São Paulo,foram cruzados com éguas nativas,formando assim,o maravilhoso cavalo Nacional,o nosso MANGALARGA.
Membros da família JUNQUEIRA,responsáveis por essa criação,mudaram-se para São Paulo e com eles trouxeram a famosa e nova raça que encantou e contagiou os paulistas e seus estados vizinhos.
No ano de 1934,foi fundado a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga(ABCCRM) e desde então vem imprimindo orientações para o melhoramento e seleção de Raça,principalmente ao que se refere ao seu andamento característico.
Uma combinação de beleza,rusticidade,temperamento de sela,morfologia,andar único,marcha equilibrada,coragem,força,resistência,agilidade e docilidade ,fazem do Cavalo da Raça Mangalarga,”O CAVALO DE SELA BRASILEIRO”.
Sua MARCHA é equilibrada,confortável e tecnicamente definida como diagonal, bipedal e progressiva.
Sua agilidade e presteza, fazem dele o companheiro ideal para o trabalho na fazenda com o gado.
Dono de excelente temperamento, o cavalo MANGALARGA é a montaria ideal para cavalgadas, passeios, raids,enduros equestres e a sua mansidão,faz da raça,uma das mais requisitadas para o contato direto com crianças.
Por ser dono de tantas qualidades,o MANGALARGA é definido como um cavalo de sela por excelência e por sua vez,eleito o melhor cavalo de sela brasileiro.